-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 2350 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Core Innovation, Ulimax, Unibox, Vimoso
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a renovação do Hotel Arpoador vai além da ideia de um hotel aconchegante, criando um espaço convidativo, onde interior e exterior são mesclados. Seu lobby é integrado ao bar através de um pátio banhado por luz natural, uma linha contínua que une as ruas Francisco Otaviano e Francisco Bhering. A fachada é composta por um grande painel de madeira solto da estrutura, que enquadra as vistas para quem vê de dentro e cria uma ordem sutil para o edifício.
O clima praiano permeia toda a escolha dos materiais usados no projeto, desde o piso em madeira (alusão a um deck de barco) até a palha, fibras, linho e algodão utilizados nos espaços internos. No último andar, o terraço traz uma piscina triangular com vista para o mar. Já no lado com vista para a cidade, um espaço dedicado a wellness com sauna, sala para massagem, e outra para exercícios. O Arpoador apresenta 49 quartos.
Todos os móveis e tecidos foram desenvolvidos a partir do conceito de obra de arte total, que pressupõe uma integração entre várias formas de expressão artística. As marcenarias foram desenhadas especialmente para cada espaço do hotel, dos quartos às suas áreas comuns. Em alusão à arquitetura náutica, o mobiliário dos quartos é feito de peças que se encaixam entre si, possibilitando diferentes usos. Tanto os tecidos dos interiores quanto os uniformes da equipe tiveram suas cores inspiradas pelos tons do mar do Arpoador, tendo sido desenvolvidos exclusivamente pela Bernardes Arquitetura para o projeto.